Certamente, a facilidade de compra de eletrodomésticos cresceu consideravelmente nos últimos anos, dada a alta oferta de lojas nesse segmento, porém, na mesma proporção encontram-se uma boa parcela de geladeira nova com defeito.
No entanto, esse tipo de transtorno, além de diminuir a credibilidade do usuário em relação ao fabricante e ao revendedor, causa um grande impacto no seu dia a dia.
Tendo em vista que a geladeira é um bem essencial, visto que é responsável por conservar os alimentos frescos por um maior período, se o aparelho vir a estragar, dificilmente será encontrado outro método tão eficiente.
Pensando nisso, elaboramos neste artigo, a maneira correta que o usuário deve adotar diante de uma geladeira nova com defeito.
Confira!
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, tanto a geladeira nova com defeito, ou quaisquer outros produtos que venham com algum problema de fábrica deverão ser consertados no prazo de 30 dias.
Entretanto, se esse prazo for expirado e o problema do cliente ainda não tiver sido solucionado, o mesmo pode exigir a devolução do investimento realizado, ou ainda a troca do produto.
Considerando que essa troca ou devolução está prevista no Artigo 18, parágrafo 3, caso o varejista ou fabricante se recusar a acatar tal regra, estará adotando uma conduta abusiva .
Porém, logo será acionado pela justiça para que seja obrigado a fazer a troca da geladeira nova com defeito, devolver o dinheiro e até mesmo indenizar seu cliente por possíveis aborrecimentos e prejuízos até que chegasse a solução do problema.
Evitar um embate é sempre uma decisão mais assertiva, por isso, o melhor a se fazer em um primeiro momento é tentar um acordo com o fornecedor.
Ou seja, tentar um diálogo equilibrado, baseado no respeito, educação e bons argumentos, para que assim possa mostrar que está com a razão.
Então deixe claro que conhece seus direitos e que caso seja necessário, irá acionar o poder Judiciário para te representar.
Algumas situações mais graves, como nos casos de geladeira nova com defeito, que entra na categoria de produtos essenciais, os Tribunais devem ser procurados, já que estes órgãos têm deferido indenizações por danos morais sofridos.
Com certeza a geladeira é um dos itens mais indispensáveis de uma casa, pois, além de preservar a integridade dos alimentos, ainda deixa aquela bebida geladinha para os dias de calor, não é mesmo?
Portanto, se o seu eletrodoméstico apresentar algum dos defeitos que serão listados a seguir, não hesite em contratar uma boa assistência técnica geladeira.
Um dos problemas mais evidentes na geladeira nova com defeito é o ruído alto e extremamente trepidante, que provavelmente é proveniente de um defeito no compressor.
Como esta é uma peça fundamental para o bom desempenho do seu aparelho, assim que apresentar o primeiro sinal de ruídos, é melhor resolver o mais rápido possível.
Possivelmente, os vazamentos, tanto de água quanto de gás, são os defeitos mais comuns de uma geladeira.
Então, assim que notar que uma poça se formou em torno da sua geladeira, é provável que o seu refrigerador esteja com problema de vazamento.
Esse defeito é decorrente do dreno, que é o equipamento responsável por realizar o escoamento da água do degelo, com isso, ele fica entupido e como consequência acontece o vazamento.
Já o gás refrigerante escapa devido o entupimento ou danos na mangueira, impedindo assim que a geladeira possa gelar corretamente seus alimentos.
Você já deve ter notado a borracha que fica na porta da geladeira. Ela é responsável por fazer a vedação do eletrodoméstico, garantindo assim o seu bom funcionamento.
Todavia, com o passar do tempo é natural que haja um desgaste desse acessório, além disso, o acúmulo de sujeiras pode fazer com que perca sua aderência.
Se já aconteceu de encontrar sua geladeira com a porta aberta, ou está sentindo dificuldade em sua fixação, a melhor alternativa é trocar a borracha de vedação.
Toda vez que a porta da geladeira é aberta, a luz deve acender, caso contrário, pode ser que a lâmpada esteja queimada.
Outra possibilidade ainda é que ela apenas esteja com mau contato, por isso certifique-se que esteja bem rosqueada.
Porém, se mesmo assim, continuar sem acender, pode ser que esteja mesmo queimada e a troca seja a melhor solução.
De fato, ninguém compra um eletrodoméstico esperando pelo pior, mas isso pode acontecer, inclusive uma geladeira nova com defeito.
A boa notícia, é que o consumidor possui amparo legal para que seus direitos sejam garantidos e a troca do produto ou devolução do seu dinheiro seja feita em caso de descontentamento com o fabricante ou o lojista.
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